Receitas Doces

Aletria

Ingredientes:

500g de aletria; 7,5 decilitros de leite; 300g de açúcar; casca de limão; 5 ovos; 150g de manteiga sem sal

Preparação:

Ponha a ferver num tacho a aletria com o leite, o açúcar, a casca de limão e a manteiga. Deixe ferver até que a aletria tenha absorvido todo o leite. Junte então as gemas de ovos bem batidas, mexendo até estarem as gemas cozidas. Ponha numa travessa, retirando a casca do limão. Depois de estar na travessa, se gostar, pode polvilhar com canela em pó.


Aletria com Pinhões

Ingredientes:

50 g de aletria fina, 200 g de açúcar, 1 litro de leite gordo, 6 gemas, 2 cascas de limão, 1 c. (sobremesa) de manteiga, 6 c. (sopa) de miolo de pinhão, sal e canela em pó.

Preparação:

Coza a massa durante 4 minutos em bastante água temperada com sal. Delicadamente, vá separando os fios com um garfo, sem os que­brar. Escorra num passador. Numa caçarola misture muito bem o açúcar peneirado com o leite e as gemas batidas. Junte as cascas de limão, só a parte colorida, e cozinhe em lume muito brando, mexendo constantemente até o doce espessar. Adicione a aletria e apure até retomar a fervura. Fora do lume, retire as cascas de limão e adicione a manteiga amolecida e os pinhões. Misture e divida o doce por pequenos pratos, ou deite-o ainda quente numa travessa grande. Polvilhe com canela e sirva a aletria morna ou fria. Nota:

- A massa tem de ser cozida em bastante água, para os fios não colarem, e ser rapidamente escorrida, para não se desfazer.


Arroz Doce

- 2 chávenas (chá) arroz, escolhido e lavado
- água o suficiente para cozinhar muito bem o arroz
- 1 litro leite
- 1 chávenas (chá) de açúcar
- 1 lata leite condensado
- 2 ovos
- raspas de limão (ou cravos-da-índia)
- canela em pó para polvilhar

Cozinhar muito bem o arroz na água até que este comece a desmanchar. Enquanto o arroz cozinha, ferver o leite junto com o açúcar (do litro de leite, deixe meio copo separado e à espera). Ferver essa mistura, juntando-a aos poucos no arroz depois de já cozido (o ideal é que o leite esteja ainda bem quente quando juntar ao arroz.Pode-se deixar ferver suavemente mais alguns minutos para secar um pouco, se quiser que fique mais firme.Separe as claras e gemas e misture muito bem as gemas no meio copo de leite que separou. Adicionar ao arroz, o leitecondensado e as gemas, tendo o cuidado de misturar muito bem (e rapidamente) para que não fiquem grumos, uma vez que as gemas cozinharão muito depressa.Juntar as raspas de limão ou cravos-da-índia. Deixe ficar. Bata as claras em neve muito firmes. Adicionar misturando bem, mas delicadamente, ao arroz. Esta mistura também deve ser feita mais ou menos depressa, para as claras não cozinharem em "pedaços". Verter numa tigela refractária ou em tigelinhas individuais, polvilhando levemente com a canela.